Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Câmara de Braga propõe classificação da Quinta da Torre do Enxido em Crespos e Pousada 24/05/2024

A Câmara de Braga vai propor a classificação como conjunto de interesse municipal da Quinta da Torre do Enxido, situada na União de Freguesias de Crespos e Pousada. A proposta será analisada na próxima Segunda-feira, 27 de Maio, na Reunião do Executivo Municipal, que se realiza na Junta de Freguesia de Arentim.

A Quinta da Torre do Enxido é um prédio formado por um conjunto de edificações, que inclui três edifícios de arquitectura civil, destinados a habitação e serviços, um de arquitectura religiosa, um fontanário e jardim, inseridos num contexto rural.

A ermida primitiva dedicada a Santo Amaro foi instituída nos finais do século XV, tendo sido reconstruída em 1763. A capela, actualmente dedicada a Santo Amaro “O velho”, apresenta planta rectangular de uma só nave, com a sacristia em corpo adossado, constituindo, todo o conjunto, uma construção arquitectónica tipicamente do barroco Bracarense.

Já o fontanário de São Jerónimo é uma fonte de estilo barroco, mandada edificar na década de 60 do século XVIII, por ordem do proprietário Jerónimo Dias da Mota (1707-1785), localizado no logradouro a escassos metros da Casa principal e da Torre.

Na agenda da próxima Reunião de Câmara, constam também as propostas relativas à concessão de licença de ocupação dos locais de venda na Praça - Mercado Municipal de Braga, e a desafectação do domínio público municipal de duas parcelas de terreno na União de Freguesias de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães (806m2), e também na Freguesia de Mire de Tibães (326m2).

I Festival da Juventude e concurso de arte urbana

Na área da Juventude, destaque para as propostas do regulamento para a área alimentar do I Festival de Juventude de Braga, as normas de participação no concurso A(r)Riscar 2024, do Concurso Jovens Criadores e do pagamento de prémios do Concurso Sonhos nos Pés.

De referir que o I Festival de Juventude de Braga terá lugar nos dias 5 e 6 de Junho, no Parque Desportivo da Rodovia, e contará com uma área de street food e outra de bebidas. Com uma programação musical diversificada, o Festival trará concertos de bandas locais e nacionais, criando um ambiente vibrante e envolvente. Além disso, serão oferecidas competições e actividades desportivas variadas, incentivando a prática do desporto e o espírito de equipa entre os jovens. O Festival também dará palco às associações juvenis de Braga, destacando o trabalho e as iniciativas que promovem a cultura, a educação e a solidariedade na comunidade.

Já o Concurso A(r)Riscar visa premiar projectos de intervenção de arte urbana, que serão concretizados em espaços/equipamentos municipais devidamente identificados para o efeito, bem como um contributo para a melhoria da estética visual dos espaços/equipamentos em questão, com a finalidade de atrair mais cidadãos para a prática desportiva.

• fundo #1
  • fundo #2