Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Crescimento de Braga sustentado pela ação da InvestBraga, do tecido empresarial e pela capacidade de fixação de talento 22/05/2024

Decorreu hoje, dia 21 de Maio, o Fórum Económico, inserido na programação da 7ª Semana da Economia de Braga. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, apresentou nesta sessão os dados do crescimento económico do Município.

Numa altura em que se assinalam os dez anos de existência da InvestBraga, o edil revelou vários números e indicadores que demonstram o sucesso do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026. Desse plano, 83% das ações estão concluídas, 7% programadas, 6% iniciadas e 4% já em execução.

“Braga cresceu muito, mais do que a média nacional, e tornou-se uma referência internacional graças ao trabalho realizado em conjunto pela InvestBraga, todos os seus parceiros e o tecido empresarial. Somos hoje um centro diferenciado na fixação e projeção de talento essencial ao crescimento sustentado”, afirmou Ricardo Rio.

A cidade está terceiro lugar no ranking das exportações a nível nacional, com um volume de exportação em 2023 de cerca de 2.833 milhões de euros (exportações reais das empresas em Braga). Este valor representa um crescimento de 265% face a 2013 e 3,65% do total das exportações portuguesas.

“A capacidade exportadora é uma dimensão muito importante. Vivemos num mundo global e passamos a ser um concorrente, à escala internacional, com grandes cidades de todo o mundo. O protagonismo que temos neste capítulo deve-se sobretudo ao nosso principal ativo: o conhecimento e o talento dos recursos humanos que temos ao dispor das empresas instaladas no território”, salientou o edil.

No que diz respeito à criação de emprego, o Concelho continua a criar uma média de mais de 2000 postos de trabalho por ano, ultrapassando largamente a expectativa inicialmente traçada de criar 500 postos de trabalho por ano.

Desde 2014, a InvestBraga apoiou já 1118 projetos empresariais (347 de origem internacional e 771 local e nacional). As grandes empresas de Braga, multinacionais e tecnológicas aqui localizadas têm criado um elevado valor e milhares de postos de trabalho qualificados.

Já no que se refere ao empreendedorismo, e com uma comunidade de 250 Startups apoiadas, a StartupBraga tem impulsionado empreendedores e projetos tecnológicos e inovadores, os quais angariaram já um valor total de investimento que ultrapassa os 400 milhões de euros.

Fórum Económico debateu a inovação sustentável e a estratégia do ESG

A iniciativa abriu com a participação de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga.

Após a intervenção de Ricardo Rio, foi a vez do Sheikh Mansoor bin Khalifa Al Thani, Fundador e Presidente da MBK Holding, do Estado do Qatar, falar sobre a experiência deste país na inovação sustentável.
Seguiu-se um debate onde se discutiu o tema ´A Inovação Sustentável e a Estratégia do ESG nas Empresas Exportadoras´. Neste debate estiveram presentes Fernando Leite, vice-presidente da GRACE - Empresas Responsáveis, Filipa Pantaleão, secretária-geral Bcsd Portugal - Conselho Empresarial Para O Desenvolvimento Sustentável, Jorge Portugal, diretor geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, Luís Neves, presidente da GeSI - Global Enabling Sustainability Initiative, e Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário geral da Associação Business Roundtable Portugal. A moderação esteve a cargo de Rui Neves, coordenador do Jornal de Negócios

Coube ao Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, efetuar o discurso de encerramento deste Fórum Económico.

• fundo #1
  • fundo #2