Evite deslocações desnecessárias ao atendimento presencial, utilize o Serviço de Atendimento Online, através do link https://braga.balcaoeletronico.pt
O Balcão Único encerra impreterivelmente o atendimento ao público uma tarde por mês, a partir das 13:00 horas para atualizações informáticas e formação aos colaboradores. Poderá consultar o ED/680/2024 para saber os dias de encerramento para 2025.
*****************
Localizado na entrada principal do Convento do Pópulo, sito na Praça Conde de Agrolongo, em Braga, o Balcão Único permite a centralização de todo o atendimento ao público num único local e surge no âmbito do processo de modernização administrativa que o Município de Braga tem vindo a desenvolver.
No Balcão Único os Munícipes terão à sua disposição:
- Uma sala de espera munida de algumas comodidades que garantam que o período de espera seja o mais confortável possível, orientado por um sistema de gestão de filas de espera que visa melhorar a eficiência do atendimento;
- Oito postos dedicados ao atendimento urbanístico (posto 1 a 6 e de 9 a 10);
- Dois postos para pagamentos (posto 7-8);
- Quatro postos dedicados ao atendimento geral (posto 11-14);
- Dois postos adstritos aos Transportes Urbanos (posto 15-16);
- Um gabinete de Inserção Profissional (GIP), um Balcão de Inclusão (GI), um Gabinete para apoio Emigrante/ Imigrante e, um Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (Horário de atendimento sujeito a agendamento prévio no Balcão Único, telefonicamente ou através do Balcão Eletrónico);
Nota: Os postos de atendimento sem horário de atendimento ao público especificado, cumprem o horário de atendimento geral do Balcão Único (de 2.ª a 6.ª feira das 9h00 às 17h30).
Quais as vantagens do Balcão Único para o munícipe?
- Maior comodidade, eficácia e qualidade de serviço;
- Agilização dos procedimentos;
- Acompanhamento individual de cada processo;
- Rentabilização das tecnologias de informação para uma gestão mais eficiente dos recursos e das operações;
- Atendimento presencial mediado;
Horário Balcão Único:
- Horário contínuo de 2.ª a 6.ª feira das 9h00 às 17h30 *
* Suspensão automática de senhas: ocorrerá quando a hora prevista de atendimento exceder a hora de encerramento.
Notas importantes: Antes de se dirigir ao Balcão Único certifique-se de que tem consigo a documentação relativa ao assunto que pretende tratar.
Faça-se acompanhar do seu Bilhete de Identidade/ Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão.
APLICAÇÃO MÓVEL ´BALCÃO ÚNICO SENHAS´
A App (Android e IOS). simplifica o acesso ao sistema de filas de espera do atendimento do BU.
Os munícipes podem retirar a senha para atendimento, consoante o assunto que desejam tratar no Balcão Único, de forma cómoda e simples antes de se deslocarem ao serviço de atendimento, devendo apenas consultar as regras gerais de funcionamento do atendimento.
Com a APP os munícipes podem obter a informação sobre o número de senhas em espera, o tempo médio para ser atendido e receber um alerta a informar quando estiverem para ser chamados.
As regras de atendimento deverão sempre ser respeitadas:
- As senhas são encerradas (presencialmente e online) sempre que a hora prevista de atendimento exceder a hora de atendimento ao público do Balcão Único
- Deverá ser tirada uma senha por assunto/pedido a tratar, estando limitadas a sete (7) senhas diárias; existe uma tolerância para o atendimento de apenas 3 senhas
A Politica de Privacidade da APP pode ser consultada aqui.
e-Portugal
Neste portal pode tratar de diversos assuntos de forma totalmente eletrónica, tais como criar uma empresa, registar uma marca, obter certidões ou fazer o licenciamento das suas atividades.
Poderá ainda encontrar a informação de que precisa, apresentada de forma simples, sobre o exercício de diversas atividades económicas em território nacional.
Para aceder ao Balcão do Empreendedor aceda a https://eportugal.gov.pt/ (área dos Cidadãos) e https://eportugal.gov.pt/inicio/espaco-empresa (área de Empresas e Negócios)