Braga é um dos destinos de eleição no segmento do Turismo Religioso, quer pelas suas celebrações, que têm o seu expoente máximo na Semana Santa, quer pelo seu património edificado. A cidade de Braga, por ser uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, possui um vasto património religioso. As igrejas abundam no seu centro histórico à semelhança de Roma, a cidade emerge como um local que cruza a arte e o sagrado em todas as suas manifestações.
As celebrações litúrgicas da Semana Santa adquirem especial esplendor nos Calvários de Rua, nas Cerimónia na Catedral, nas Procissões da Burrinha, Teofórica, Ecce Homo com os Farricocos, e do Enterro. Nesta semana, Braga é visitada por milhares de crentes oriundos de todas as partes do país e também do estrangeiro, adquirindo já o estatuto de interesse para o Turismo.
Mas para além da Semana Santa, outras importantes demostrações de fé se realizam em Braga, como a peregrinação ao Sameiro, santuário Mariano que em importância sucede Fátima, em junho e agosto e as Romarias de São Vicente e da Santa Marta da Falperra.