|
|
Heráldica
|
|
Município de Braga
| |
|
Brasão da Cidade - Escudo Peninsular Azul |
Nossa Senhora vestida com uma túnica púrpura e com manta azul ceruleo, coroada à antiga com prata, tendo um lírio na mão dextra e sustentando o Menino Jesus no braço esquerdo. Ladeada de duas torres de prata, lavradas de negro e acompanhadas de três escudos de Portugal antigo com cinco escudetes em azul postos em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes de prata. Coroa mural de cinco torres de prata e na parte inferior um listel com a legenda «Braga». |
|
|
|
|
|
|
|
Data de elevação a cidade - Fundação Romana no ano 14 a.C., como Bracara Augusta |
Bracara Augusta, o nome romano da atual cidade de Braga no norte de Portugal, foi construída no lugar de um povoado indígena anterior. A cidade romana foi fundada pelo imperador César Augusto cerca de 16 a.C., após a pacificação definitiva da região. Durante o período dos Flávios, Bracara Augusta recebeu o estatuto municipal e foi elevada a sede do conventus, tendo tido funções administrativas sobre uma extensa região. A partir da reforma de Diocleciano passou a ser a capital da recente província da Galécia e no século V a cidade foi tomada pelos invasores suevos, que a escolheram como capital do seu reino.
|
Bandeira Municipal - Azul e branco com cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro |
|
|
A bandeira tem de ser retangular (em proporções 2x3) ou quadrada, para uso respetivo em mastro ao ar livre ou como pendão de interior ou em parada.
Exige-se que ao centro da bandeira se encontre o brasão d'armas da autarquia.
|
|
Breve história sobre o uso da bandeira - A origem remonta à Idade Média |
Os exércitos aliados para não se confundirem uns com os outros usavam um pedaço de pano hasteado num estandarte com as cores e sinais de identificação do batalhão ou companhia envolvida. Assim evitavam o tão temido fogo amigo… | | |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Eventos
|
|
|
|
|
|
|
|